Marka da Paz: empresa dá exemplo de como crescer em meio a crise e cumprir a missão.

Vestir o Brasil com a palavra de Deus! Essa é a missão da empresa Marka da Paz. E com esse propósito a empresa já crescer cerca de 1000% no ultimo ano e vem conquistando o coração dos brasileiros.  Com gestão familiar mas, altamente profissional, a empresa entrou no mercado de marketing de relacionamento e viu os seus números darem um salto impressionante, enquanto o país todo falava de crise.

O presidente da empresa, Pastor Itamar Batista Neto concedeu entrevista exclusiva ao CanalCristão. Confira:

CanalCristão – Como surgiu a Marka da paz? 

Pastor Itamar – Na verdade a nossa empresa nasceu dia 10 de agosto de 1990! Mais não nasceu exatamente como Marka da Paz! Nasceu como uma empresa de Silk Screen. Trabalhávamos prestando serviços para empresas no seguimento de brindes! Mais eu costumo dizer que ela nasceu uns 10 anos antes quando Deus colocou um desejo o meu coração de fazer algo que tivesse ligação com a Palavra de Deus! Meus pais fizeram uma casa na cidade de Iporá-GO e como a casa era de esquina tinha um muro muito grande e tudo que eu queria era pintar frases bíblicas nele. Só que minha mãe não deixava e ainda dizia ainda que era pecado. Mais mesmo ela não deixando eu tinha aquele sonho e sabia que aquilo não iria acabar tão cedo! E realmente não acabou. Eu trouxe aquele sonho para capital do meu Estado e em 1.990 demos início ao projeto da empresa que tinha pelo nome de Marka Arte Serigráfica.

Casa dos pais onde tudo começou

Começava ali o que hoje chamamos de pelo nome de Marka da Paz. À época era muito difícil, pois o Brasil passava por uma grande crise. Vivíamos uma fase de transição entre a moeda Cruzado novo e Real. A inflação era mais de 100% ao mês, coisa que essa geração mais nova não tem a mínima ideia do que isso significa. Mais neste mesma época surge então a ideia de abrirmos essa empresa.
Foram 6 anos de muita dificuldades e exatamente no dia 01/02/1996 mudamos a empresa para Marka da Paz. Começamos a fabrica entre umServiço e outro que já fazíamos apenas umas 30 camisetas com mensagens bíblicas por mês.

Só que o detalhe era que não vendíamos. Quando íamos fazer o balanço no final do mês, ainda tínhamos 22, 23 ou algo parecido. Mais o que eu não sabia era que Deus havia preparado algo diferente e extraordinário para mim! Mais o que me separava da minha benção era exatamente algo que me ligava ao meu sonho inicial. Como eu iria fabricar algo que eu não estivesse totalmente envolvido com ela?
Foi assim que mesmo criado e vivido dentro da igreja, fui convidado pelo meu pastor Alcides Oseas do Prado para assumir a Escola Bíblica Dominical na nossa igreja! Só que a nossa igreja não tinha muita condição e tudo era muito precário. Na verdade não tínhamos nada naquela EBD.

As classes internas da igreja era sem estrutura nenhuma, mais mesmo assim eu assumi o compromisso e comecei o trabalho. Logo eu percebi a maior necessidade daquele departamento e tive que fazer algo para resolver aquela situação. E a única coisa que eu podia fazer era camiseta. Decidi mais a minha esposa Valdirene Batista, abrir um espaço na nossa empresa mesmo e fazer umas camisetas para igreja para ajudar a organizar o que faltava. Mais faltava tudo. Não tínhamos nada!

Arrumamos dinheiro com muita dificuldade com o nosso pastor e compramos malha para fazer 130 camisetas, lembro-me até hoje. Foi o maior sucesso de vendas. Em 30 dias havíamos vendido todas e arrecadado uma boa quantia em dinheiro. Fizemos a reforma no departamento infantil. Deus colocou as Mãos de forma extraordinária e milagrosa! Fizemos tudo muito bonito e ao fazermos a inauguração as coisa começaram a mudar. Assim que terminamos, poucos dias depois, Deus usou alguém na igreja e me disse: Filho, a partir de agora eu abro as portas do seu negocio porque eu sei que tu és fiel!

Vou abençoado de uma forma tão grande muitos vão admirar. E você vai cantar o hino da vitória dizendo: Só o Senhor é Deus.  Depois disso eu passei a fabricar 100 peças por mês elas não deram!
Passei a fazer 500 elas não deram! Passei a fazer 1.000 elas não deram. Passei a fazer 5.000 elas não deram. Passei a fazer 10.000 elas não deram.  E assim começamos a ser conhecidos em nossa região

Canal Cristão – O mercado de moda é bilionário. Quais os números da empresa e como a MKP está situada nesse setor? 

Pastor Itamar – Verdade!!! O mercado da moda é sem duvida um dos maiores. Enquanto o mercado de cosméticos movimenta aproximadamente 38 bilhões/ano o de vitaminas e nutrição 42 bilhões/ano o nosso mercado da moda gera algo em torno de 178 bilhões/ano de acordo com pesquisa CBN. Não dá pra andar sem roupas, né? (Risos). A Marka da Paz já vem a mais de 16 anos como líder de mercado no seu segmento.

Hoje atendemos um mercado muito amplo e estamos em franco crescimento!
O nossa parque fabril possui 3.500 mts2 está instalada em uma área de 48.000 mt2 com muito espaço para crescimento! Temos hoje dentro do nosso novo sistema de trabalho aproximadamente 15.000 revendedores cadastrados por todo o nosso Brasil e esse número cresce todos os dias! Temos entre colaboradores diretos e indiretos algo perto de 300 pessoas envolvidas no nosso processo produtivo.
Produzimos mais de 100.000 peças/mês o que nos coloca como a maior empresa no seguimento de vestuários no segmento cristão! A nosso meta para o próximo ano é chegar a 300.000/mês.

Canal Cristão – Como é estar a frente de um projeto com a família?

Pastor Itamar – Eu particularmente acredito no controle de Deus em tudo! Mais eu sempre desejei isso! Eu sempre sonhei com algo assim e ao longo dos nossos 28 anos eu fui vendo literalmente Deus conduzindo as coisas para que chegássemos neste processo e principalmente de uma empresa familiar bem sucedida!
É gratificante ver a Mão de Deus conduzindo tudo conforme a sua vontade. Estar à frente de um negócio assim, que não existe a menor dúvida que Deus abençoou é muito confortador!

Canal Cristão – Como se deu a mudança para o Marketing de relacionamento como modelo de negócio?

Pastor Itamar – Deus sempre falava comigo em algo grande e que iria mudar a nossa história. A palavra dele sempre foi de abrir as portas para que o nome dele fosse exaltado, mas eu não tinha a menor ideia do que Ele iria fazer. De repete meu irmão chega pra mim e me dá uma ideia, mais eu como estava muito bem na minha zona de conforto e sem saber da intenção Divina disse que não interessava por aquilo não! Dois meses depois meu filho sem saber da conversa anterior com meu irmão veio com a mesma proposta. Eu só lembro que falei pra meu filho que se ele estivesse disposto a por a mão na massa que eu iria autorizar pois de outra forma eu não tinha a menor motivação! A resposta foi positiva e demos início ao projeto que durou um ano e meio de investimentos e estudos para darmos início ao projeto! Mais uma vez a Marka da Paz sai na frente como a primeira empresa de roupas voltada para o segmento cristão a aderir ao MMN.

Canal Cristão – Como ocorre a escolha das mensagens nas camisetas e se isso está conectado a visão da empresa ou ao mercado?

Pastor Itamar – Esse processo é o mais delicado dentro da nossa empresa. Tudo é feito com um rigoroso processo de pesquisa e envolvimento. Pesquisa porque seguimos a tendência da moda atual e envolvimento porque não dá pra você criar e desenvolver algo ligado a palavra de Deus sem que você não esteja vivenciando aquilo. Temos um departamento antenado com as tendencias de moda e além disso fazemos muitas viagens não só no Brasil como para o exterior com o intuito de pesquisar as novas tendências e antecipar o que existe de mais atual no mercado da moda e aplicar ao nosso contexto!

Canal Cristão – Quais os planos de expansão da empresa para o Brasil é exterior? 

Pastor Itamar – Neste processo que estamos vivenciando hoje dentro do MMN já tivemos que aumentar nosso produção em 6 vezes! Na verdade tudo teve que aumentar! Começamos pelo estoque que hoje possuímos algo em torno de 300.000 peças como estoque regulador. A nossa estamparia é o que existe de mais moderno no mercado brasileiro hoje com máquinas automáticas de última geração!

Nosso corte hoje tem uma capacidade significativa com máquinas Infestadeiras automáticas que além de qualidade na hora da execução do serviço temos uma capacidade de produção gigantesca! Entre outras coisa…Recebemos todos os dias pedidos de pessoas que estão fora do Brasil fazermos parceiras de negócios fora, mais estamos preparados a nossa empresa para dar esse salto no mercado internacional.

Canal Cristão – Há projeto de inclusão de outros produtos de seguimentos diferentes, como perfumaria, cosméticos, nutrição, ou a empresa quer inovar nesse seguimento mesmo?

Pastor Itamar – O sistema de MMN é muito amplo e também exigente. O próprio sistema vai pedindo isso. A maioria dos nossos produtos é pra revenda mais também para uso pessoal isso exige que ampliemos o nosso leque e o nosso mix de produto cresça significativamente para atender essa demanda! Não queremos fazer isso de forma desordenada só pensando no retorno financeiro não!

Temos um propósito e uma missão e não queremos perder o nosso foco pois antes de tudo está o reino de Deus que preservarmos e mantemos nossa essência! Precisamos consolidar aquilo que é o carro chefe para depois partirmos para outras linhas de produtos. Está sendo feito estudos de mercado pra vermos quando e como fazermos isso! Essa corrida atrás de crescimento de mercado a qualquer custo não faz parte do nosso negócio!

Canal Cristão – Além da fábrica e cd em Goiás, existe estruturas em outros estados? Há projeto para isso?

Pastor Itamar – Não existe estrutura física em outros Estados. Tudo gira em torno da nossa matriz que está localizada na região metropolitana de Goiânia numa cidadezinha chamada Abadia de Goiás. Demos início a esse projeto, transformando a nossa loja de atacado em Goiânia no primeiro CD para vermos quais as dificuldades e quais as mudanças que seriam necessárias para serem aplicadas nos CDs que vamos abrir no restante do País. Acredito que no máximo dentro de 12 meses já temos esse estudo pronto, inclusive com esse tempo resolveremos a questão mais complicada que embaraça esse processo que é a Tributação diferenciado de cada Estado.

Canal Cristão – Como funciona o trabalho missionário da empresa, como o realizado no vale do Jequitinhonha? Há apoio a outros projetos?

Pastor Itamar – Antes de nascer a empresa, já havia nascido no nosso coração o amor pela obra de Deus é isso tem feito a maior diferença no nosso negócio. No inicio fazíamos muita distribuição de roupas, ação comunitária, distribuição de brinquedos, sopão, e etc.

A empresa foi crescendo e esse trabalho ganhou corpo e proporções maiores com meus filhos Guilherme Batista e Eduardo Batista que hoje além de fazerem trabalhos em igrejas e escolas também viajam por esse sertão do Brasil duas vezes por ano para oferecerem um pouco mais de conforto as pessoas menos favorecidas como foi o caso da nossa última edição em Minas Gerais especificamente no Vale do Jequitinhonha!

As ações são muito grandes e o envolvimento financeiro também e! Hoje a empresa banca grande parte destes custo, mais temos ajudas de pessoas voluntárias que decidem doar não só dinheiro como seu tempo para que a obra de Deus aconteça. Muitas famílias são assistidas neste projeto! Muita ação médica e odontológica além de palestras para mulheres, jovens e crianças! E o trabalho mais importante que é de evangelizar e ganhar almas pra o reino de Deus!

Canal Cristão – Conversamos com alguns consultores da Marka da Paz, que estão no dia a dia vendendo o os produtos da empresa e percebemos nelas um brilho no olhar diferente. Algumas chegaram a dizer que é mais do que marketing, é missão de reino. Como a empresa interage com os cadastrados nesse sentido?

Pastor Itamar – Esse é o nosso sinal que estamos no caminho certo. Em minhas preleções de apresentação da empresa nas nossas APNs eu sempre digo: Se você for fazer por dinheiro somente, não entre no projeto não! Temos que ter uma motivação maior e essa é exatamente a de ter a convicção de estar contribuído para o reino de Deus! Você pode me perguntar e os leitores também, que contribuição é essa?

A reposta está em nosso slogan do Marketing de Relacionamento: Vestindo o Brasil com a Palavra de Deus! Eu creio nesta máxima é isso vai acontecer. Queremos ver as nossas camisetas como Outdoor ambulantes pelas ruas a fora! Mais o nosso slogan ficou aquém da imaginação Divina, pois não é mais só o Brasil que iremos vestir e sim o MUNDO!

Canal Cristão – Nas redes sociais, vimos que vocês fazem cultos na fábrica e tem uma rotina espiritual com os funcionários e parceiros e que o senhor, pessoalmente sempre está com eles. Conte-me um pouco sobre essa experiência de relacionamento.

Pastor Itamar – É um dos meus momentos preferidos. Fazemos esse momento que chamamos de Momento de Gratidão a muitos e muitos anos. Acho que não menos que uns 20 anos isso acontece. Um dia alguém chegou e me falo algo que eu nunca esqueci. Ele disse que eu tinha um rebanho pra cuidar. Eu assimilei isso e colocamos isso em prática. Temos visto muitos milagres acontecem neste devocional. Muitas pessoas que ja trabalharam conosco falam das palavras ouvidas e das respostas de Deus em muitas ocasiões. Não dá pra fazermos um trabalho visando atingir pessoas externas se não conseguimos mudar de alguma forma a nossa realidade interna. Temos conseguido graças a Deus fazermos a diferença em muitos setores da nossa sociedade e essa especificamente é a principal!

Canal Cristão – Para terminar, como a MKP se vê na difícil missão de evangelizar nos próximos anos e qual a mensagem que o senhor deixa para quem ainda não conhece a empresa?

Cumprindo nosso papel. Quando fazemos isso é temos a certeza que isso é nossa principal missão nada embaraça o nosso caminho! Pode vir o que vier, pode custar o que for, sabemos que fomos escolhidos para um propósito aqui. Não viemos a passeio e nem pra brincar, temos uma missão pra cumprir. Acredite se quiserem, mais um dia Deus vai requerer de nós o que nos foi confiado. E só de pensar nisto já fico preocupado em saber se estamos fazendo ou não nosso papel!

A tarefa de evangelizar é toda nossa. Não dá pra recuar! E quanto a questão de conhecer o nosso projeto, eu posso adiantar que ninguém será mais o mesmo depois de conhecer o nosso sistema. Não dá pra ficar de fora. Esse é o nosso desafio para todos os que quiserem algo novo e inovador! Venha para Marka da Paz e vamos vestir juntos o Brasil e o mundo com a palavra de Deus

Quem quiser conhecer mais sobre a empresa ou se tornar um consultor basta preencher o formulário e aguardar o contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *