Novo jogo de desafios, ‘Momo’ leva crianças e adolescentes a cometerem suicídio

Pais de diversos países estão sendo alertados sobre um novo jogo de desafios, que está se tornando famoso entre crianças e já levou duas a cometerem suicídio na Colômbia.

O jogo “Momo do Whatsapp” começa quando a criança ou adolescente adiciona a “Momo” a algum dos seus grupos do aplicativo. A personagem é o avatar de uma mulher parecida com uma ave de olhos esbugalhados. Ela irá instruir os participantes do grupo a cumprirem certos desafios, entre os quais o último é cometer suicídio. Se os destinatários se recusarem a participar, eles são ameaçados com uma “maldição” ou “feitiço maligno”.

A agência colombiana de notícias Caracol informou que dentro de apenas 48 horas, uma menina de 12 anos e um menino de 15 tiraram suas próprias vidas por estarem envolvidos no jogo maligno.

“Aparentemente, eles praticaram esse jogo através do WhatsApp, que convidava os jovens a se machucarem”, disse o secretário do governo, Janier Landono, segundo a Fox News. “O jogo tem desafios diferentes e o suicídio está no final de tudo”.

A boneca Momo foi originalmente criada pela empresa de arte japonesa chamada “Link Factory”. No entanto, eles negaram ter qualquer envolvimento na criação deste jogo.

No distrito de Bengali Ocidental, na Índia, um homem foi preso por supostamente enviar um convite para o jogo mortal, de acordo com o Hindustan Times. Segundo a polícia, Arindam Patra, um estudante de engenharia elétrica de 19 anos, foi a primeira pessoa a ser presa por estar envolvida com o fenômeno bizarro.

Tensão em família

O jogo causou medo nos corações de muitos pais, especialmente após as consequências devastadoras do “Desafio da Baleia Azul”, no ano passado. Da mesma forma que Momo, os participantes eram instruídos a participar de certos desafios em um período de 50 dias. Muitos destes seriam “inofensivos”, mas gradualmente se tornariam mais sérios. Os atos finais envolveriam autoflagelação e, em última instância, o suicídio.

Alguns departamentos de polícia dos Estados Unidos têm emitido avisos aos pais em uma tentativa de erradicar a nova moda perturbadora, como no caso xerife do condado de Pasco, na Flórida.

“Não recebemos nenhum relatório sobre isso em Pasco, mas queremos compartilhar esse aviso que as agências de aplicação da lei de vários países estão divulgando”, twittou o escritório do xerife no mês passado. “Queremos lembrar os pais para sempre estarem cientes do que seus filhos estão fazendo nas redes sociais”.

No caso da Momo, seu principal meio de disseminação é o WhatsApp, mas também se popularizou através do jogo Minecraft, que tem mais de mil jogadores por dia.

Segundo um comunicado oficial do Whatsapp, os usuários devem bloquear qualquer número que venha a fazer propostas de desafios como este.

“O WhatsApp se preocupa profundamente com a segurança de nossos usuários”, disse o serviço de mensagens. “É fácil bloquear qualquer número de telefone e incentivamos os usuários a denunciarem mensagens problemáticas para que possamos realizar uma ação”.

Com informações da Fox News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *